sexta-feira, 13 de abril de 2007

cenário

A grande diferença das ruas de aqui são os cenários e o fetiche de usar o carro. O que é o carro afinal? é uma bolha na qual você senta e se locomove fazendo o mínimo de esforço. Alguns com mais conforto que o outro. Uma bolha que se locomove em um espaço público e o torna privado momentaneamente. É MEU! O cenário desenvolvido ali é composto de sinalização de trânsito e luzes vermelhas de freio. Quando se anda pela cidade o cenário se torna diferente. Sua atenção é voltada para os marcos e volumes protuberantes. Inclusive pelos carros. Quando este cenário deixa de ser apenas estético, quando a violência e a falta de atrativos visuais são proeminentes, voltamos à necessidade maior de nos satisfazer do fetiche de um carro ou outro veículo automotor distinto.
Em Paris, por exemplo, onde este atrativo visual é muito maior que em uma cidade como Belo Horizonte, e um carro é mais barato de ser adquirido, as pessoas andam mais pelas ruas. Talvez porque se saciam por aquela beleza monumental e imponente. Até o suor na cultura francesa não é tão nojento como aqui. Mas se sua menos andando por Paris que por aqui.
Mas a composição de cenários e a incorporação do usufruidor como personagem é significante para a utilização do espaço público e composição do mesmo.

3 comentários:

Anônimo disse...

Quem precisa de um carro em Paris, hein?! :P

Boa inspiração! O q serviu de musa?!

Anônimo disse...

O carro é um objeto de 1 tonelada que leva um ser humano de alguns quilos. Quem disse isso foi o Paulo Mendes da Richa, e eu concordo com ele. O fato é que as pessoas querem comodidade, e usar transporte público no Brasil, não é fácil. Mas acho que é uma questão de adaptação, eu por exemplo, prefiro andar a pé ou de ônibus do que ficar 1 hora parada no congestionamento. Baita tempo perdido esse.

sam disse...

é até mais econômico =) mas tem suas comodidades usar um carro..
e num precisa de pensar muito pra descobrir que um carro é um objeto de uma tonelada que leva um ser humano de alguns quilos =)
sabe quanto pesa um ônibus? =D eehehehehhe
Mas se o espanto fosse muito.. todo mundo andava de moto ^^